Não incluem Inglaterra e Irlanda
União Europeia e Brasil aboliu a exigência de visto para turistas
8 octubre, 2012
![](https://www.arecoa.com/wp-content/themes/arecoa/images/comment.png)
Os turistas da UE cujas viagens não duram mais de três meses e não pretende fazer qualquer trabalho remunerado e não ter de passar pelo processo de apresentação de documentação para obter um visto para entrar em território brasileiro.
O decreto assinado pelo presidente do Brasil, Dilma Rousseff, é eficaz a partir desta semana a quase todos os membros da UE, com as únicas exceções de Inglaterra e Irlanda.
Esta medida faz parte de um acordo que elimina a necessidade de vistos para turistas provenientes da União Europeia e dar o mesmo tratamento aos brasileiros que viajam para 25 países do bloco.
O acordo foi assinado em Bruxelas, em 8 de novembro de 2010 e recupera reciprocidade total em matéria de vistos entre o Brasil ea UE, que tinha sido quebrado unilateralmente pelas autoridades brasileiras em 2004, após a adesão de dez novos países ao bloco comunidade.
O texto afirma que há ainda a necessidade de vistos para os cidadãos que viajam para o trabalho ou para realizar a pesquisa, a prática, educação ou assistência social, e para os missionários e que participem em actividades artísticas.